Prefeitura de Belo Horizonte regulamenta obrigatoriedade de bebedouros de água em boates e casa noturnas

A Prefeitura de Belo Horizonte regulamentou, por meio do Decreto 15.279/13, a lei que determina instalação de bebedouros de água potável nas danceterias e casas noturnas da cidade. A Lei 10.544/12 começou a valer em outubro do ano passado, mas ainda não estavam estabelecidas os detalhes as multas para o caso de descumprimento.

As danceterias, discotecas, salões de dança, boates e similares devem manter nas suas dependências bebedouros de água potável para uso gratuito dos clientes. A escolha dos locais para instalação precisa levar em conta regras de segurança do estabelecimento, mantendo as rotas de fuga desobstruídas, o acesso a equipamentos de prevenção e combate a incêndios e a visualização da sinalização.

No decreto, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nesta quarta-feira, fica estabelecido que as casas noturnas devem fornecer água potável em perfeitas condições de higiene e de uso, colocar os bebedouros foras das dependências sanitárias, fazer manutenção permanente conforme indicação do fabricante do equipamento ou a cada seis meses, além de cumprir as normas de higienização também conforme indicação do fabricante.

A casas noturnas deverão providenciar a análise da água a cada seis meses mantendo, no local, cópia do laudo. O documento também deverá ser apresentado ao agente de fiscalização da prefeitura sempre que solicitado.

Quantidade

Além de todas as exigências, a PHB estabeleceu a quantidade de bebedouros em cada comércio. (Veja no quadro). Caso não conste o número de frequentadores no alvará do estabelecimento, será considerado a proporção de duas pessoas por metro quadrado.

Punição

O estabelecimento que não cumprir as regras da lei poderá perder o alvará de funcionamento. A exigência de instalação de bebedouros, nos termos previstos no decreto, deverá constar do Relatório de Avaliação do Estudo de Impacto de Vizinhança (REIV) e do Parecer de Licenciamento Urbanístico (PLU). As casas noturnas terão 90 dias para se adequar às novas regras publicadas hoje.

Saiba mais…
Casas noturnas de BH podem ser obrigadas a instalar bebedouros para funcionar Boates e casas noturnas são obrigadas a instalar bebedouros de água Abrasel contesta lei de bebedouros em boates e diz que custo será repassado aos clientes
Os comércios que forem flagrados em fiscalização, descumprindo a lei, serão notificados com um prazo de 10 dias para adequação. Caso permaneça o problema, será multado em R$ 500 por bebedouro faltante ou irregular e terá outros 10 dias para regularizar a situação. Por fim, caso insista em ignorar a lei, será interditado.

“Custo aviltante”

A lei surgiu de uma proposição da vereadora Elaine Matozinhos por meio do PL 40/2009. Na justificativa do projeto, a parlamentar argumenta que o “custo da água em casas noturnas é aviltante, chegando a ser igualado ou maior ao de um chope ou uma cerveja – que, tomadas no lugar da água, agravam a desidratação”. Para Matozinhos, a presença dos bebedouros – como já acontece em outras cidades brasileiras – estimula a hidratação preservando a saúde dos clientes.


fonte:http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/07/17/interna_gerais,424094/conheca-as-regras-sobre-bebedouros-de-agua-em-boates-e-casa-noturnas-de-bh.shtml

DECRETO Nº 15.279, DE 16 DE JULHO DE 2013

Bebedouro industrial A4 – A importância da água

O Bebedouro industrial A4 proporciona fornecimento de água com qualidade. Água essa de suma importância para nossa vida e bem estar.

A qualidade da água que consumimos está diretamente ligada à nossa qualidade de vida. Água de qualidade pode garantir um dia a dia mais saudável, contribuindo diretamente para o nosso bem estar.

Segundo dados da ONU, o aumento de consumo de água está alinhado ao crescimento econômico de cada pais. Esse consumo, em países desenvolvidos, é em média 6 vezes maior que nos países subdesenvolvidos.

Cresce o PIB, cresce o consumo. O Brasil, país emergente registra um consumo per capita/ano de 1340m³. No mesmo período, um americano consome 2500m³.

Atualmente, mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo não possui acesso a fontes de água confiáveis. Até 2025 3 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de água. É o chamado “stress hídrico”.

A água potável é um recurso fundamental para nossa saúde, já que através da água podemos contrair uma série de doenças.Por isso a importância de fornecimento adequado de água em sua empresa, assim pode-se diminuir os riscos para a saúde dos colaboradores e gerar benefícios a todos.

Males causados por ingestão de água contaminada Doenças por simples contato com água contaminada
-Cólera -Poliomielite -Escabiose (sarna)
-Amebíase -Ascaridíase -Tracoma
-Disenteria Bacilar -Leptospirose -Leptospirose
-Gastrenterite -Febre Tifóide -Verminoses
-Hepatite -Febre Paratifóide
-Gastrenterite Viral -Giardíase

E o cloro aplicado, faz bem ou mal?
Constantemente utilizado pelas estações de tratamento de água, o cloro pode alterar sensivelmente o gosto e o odor da água. A sua aplicação visa combater vírus e bactérias que possam estar presentes na água. Porém seu excesso nos é prejudicial podendo causar, problemas intestinais, azia, má digestão, gastrite, irritações na pele e etc.

Bebedouro Industrial A4 – Benefícios do consumo de água potável

O bebedouro industrial A4 é capaz de fornecer água potável para até 600 pessoas por hora.

 

Porque consumir água potável?

A água potável é indispensável a nossa vida e além de suprir uma necessidade básica vital ela ainda pode nos proporcionar uma variada gama de benefícios, como:

  1.   Perda de Peso: Tomar água ajuda o corpo a eliminar os subprodutos da gordura, reduz a fome, suprime o apetite, e tem zero caloria.
  2. Remédio Natural para Dor de Cabeça: Alivia a dor de cabeça e das costas resultantes da desidratação, que é a causa mais comum de dor de cabeça.
  3. Deixa a Pele mais Jovem: Tomar água rejuvenesce, pois hidrata a pele, repõe os tecidos da pele, umidifica a pele e aumenta sua elasticidade.
  4. Melhor Produtividade no Trabalho: Nosso cérebro em sua maior parte é formado de água, portanto, tomar água nos permite estar mais alertas e concentrados.
  5. Melhora o Exercício: Tomar água regula a temperatura do corpo, permitindo que tenhamos mais energia ao fazer exercícios, e também melhora a atividade muscular.
  6. Ajuda o Intestino Funcionar Melhor: Tomar água 20 minutos antes das refeições e 2 horas após as refeições regula o intestino. Não deve ser tomada com as refeições, pois prolonga o tempo de digestão. Se a dieta contém fibras e grãos, a pessoa terá mais sede.
  7.  Menos Cãibras: A hidratação lubrifica as juntas e músculos, e reduz os sintomas da artrose, artrite e reumatismo, além de diminuir as cãibras.
  8. Menos Chances de Adoecer, de ter Resfriados e Gripes: Tomar água melhora o sistema imunológico e previne contra gripes e resfriados.
  9.  Alivia a Fadiga: A água elimina as toxinas e subprodutos do corpo, sem água suficiente o coração trabalha mais para bombear o sangue oxigenado para todas as células e órgãos vitais, e os órgãos ficam exaustos. A água traz alívio instantâneo da fatiga e irritabilidade.
  10. Bom Humor: Nosso corpo se sente mais disposto e nos sentimos mais felizes.
  11. Reduz o Risco de Câncer: Muitos estudos mostram que tomar água pode reduzir os riscos de câncer de cólon, pois a água dilui a concentração de agentes causadores de câncer na urina, e reduz o tempo de contato desses agentes tóxicos com a bexiga.

Temos acima 11 ótimos motivos para que você mantenha o consumo de água potável, nosso Bebedouro industrial, pode fornecer água potável para até 600 pessoas por hora.
A Água no Mundo

• Os mananciais do planeta estão secando rapidamente, o que vai se somar ao crescimento populacional, à poluição e ao aquecimento global, resultando na diminuição da quantidade de água disponível para cada pessoa no mundo. A quantidade per capita no mundo vem caindo desde 1970.
Segundo alerta relatório das Nações Unidas, a escassez da água vai afetar diretamente a qualidade de vida. Atualmente já são 2 bilhões de pessoas enfrentando a falta de água, a previsão é que em 2025 este número dobre. Em cem anos o consumo de água cresceu 6 vezes, taxa duas vezes maior que o crescimento demográfico. O uso intensivo na agricultura foi a principal causa do aumento.
• Água potável é a água que pode ser consumida por pessoas e animais que não possui substancias tóxicas sem riscos de adquirir doenças por contaminação. Ela pode ser oferecida à população urbana ou rural com ou sem tratamento prévio dependendo da origem do manancial.
O tratamento de água visa reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde pública.

A4 Expositores participa da 26ª Superminas

Agradecemos a todos que nos visitaram em nosso stand e estamos à disposição para esclarecimento e ou dúvidas. Informamos também que já fechamos com a AMIS, nosso novo espaço para próxima Superminas que acontecerá de 22 a 24 de outubro de 2013 no Expominas.

Equipe A4 Expositores

Equipe A4 Expositores

Certificado de participação - A4 Expositores

Certificado de participação – A4 Expositores